Como o professor pode trabalhar com as diversidades, com as crianças? inclusão

Marcadores:

Existe varias maneiras de definir diversidade. A mais comum seria raça e gender.
Mas, existem as mais "invisiveis" tais como, inteligencia, classe social, idioma que um fala, etc
Então, o importante para este tema é saber expor bem a definição de diversidade.
-------------------------------------------------------------------------------
Nivel de 9-12 anos

Objetivo:

ajudar alunos a reconhecer e debater sobre o tema diversidade.

Resultado:

alunos irão demonstrar fisicamente e observar as similaridades e diferenças entre eles.
debater abertamente sobre o tema.
criar uma consciencia de como um deve tratar ao outro com respeito, dentro e fora de sala de aula.

Material:

prof monta questionarios sobre diferentes classes sociais, raças, idiomas, etc
usar o quadro negro
espaço da sala de aula para mover-se de um lado para outro.
pode se desejar, imprimir um "diploma de juramento" como tipo: eu participei da atividade afirme-se, agora que sei e compreendo, eu prometo respeitar com dignidade o meu proximo"
alunos podem montar um teatrinho em sala de aula ( sugestão)

Lição- tema:

Afirmar-se: diferenças e igualdades

monte grupos de 3 ou 4 estudantes. voce os monta, nao os alunos.
cada grupo deve ficar encostado em um lado da parede.
prof. irá ler frases e quando terminar de ler, termina com afirme-se e o aluno deve passar para o outro lado da parede.

por exemplo:
"se voce é mulher, afirme-se".
em silencio o aluno deve observar, quem afirmou-se ou nao, como se sente, etc
feito isso, os alunos retornam ao seu grupo.
-------------------------------------------
sugestoes de frases:
"se voce é mulher, afirme-se"
se voce é estudante, afirme-se.
se voce tem carteira de habilitação, afirme-se
se voce é chileno (americano, indiano, etc) afirme-se
se voce tem 2 irmãos, afirme-se.
se voce é homem, afirme-se.
se voce fala portugues e ingles, afirme-se
se voce é lesbica, gay, etc
se voce mora no Brasil, afirme-se, etc
----------------------------------------------

estudantes devem retornar aos seus grupos e debater sobre o jogo.
escolha um lider para explanar o discutido.
é a oportunidade dos estudantes debaterem sobre o que sentir em relação a ter um amigo gay, um estudante que o pai tem um super emprego e outro não, o que achar com a falta de respeito de um aluno ser de outro país e tirarem "sarro" do sotaque dele, etc
----------------------------------------------------------

após essa discussão, os alunos deverão escrever algo sobre " como fazer sua comunidade, se sentir bem vinda, sem preconceitos."
--------------------------------------------------

Observações importantes:

leve em consideração as perguntas a serem feitas.
conforme alunos vão falando, é ideal o prof escrever as respostas no quadro.
respeitem a opinao do outro.
ficar em silencio, sem risadas ou piadas.
maos devem ficar ao lado do corpo.
sem fofocas, etc
preste atenção.
alunos devem seguir as regras e se sair fora de controle, relembre-os.

-------------------------------------------------

espero que possa ajuda-los!
xoxo

0 comentários:

Postar um comentário