Nutrição
Objetivo: Promover a educação sobre nutrição, atividade fisica e leitura.
Objetivo para as crianças: As crianças irão identificar uma fruta e um vegetal, uma nova comida que irão saborear ( experimentar).
Objetivo para os pais: Os pais irão colocar em pratica a dica que será dada em aula para aplicar com os filhos em seu lar para encoraja-los a comer uma nova comida. Os pais deverão ler para seus filhos diariamente.
----------------------------------------------------------------------------------
Procedimento:
Escolha um livro bem legal que fale sobre a nutrição ( frutas e vegetais por exemplo). Coloque um avental bem decorativo ( eu faço para voce :> ) na sala de aula. Coloque no bolso do avental comidas de feltro ( eu os tenho) e peça para as crianças sentarem com as pernas cruzadas em circulo.
Mostre a capa do livro que voce escolheu e pergunte: O que voces acham que esse livro fala sobre?
No meu caso escolhi um livro com a capa de tomate e digo: Olha, tem um tomate aqui! Talvez seja sobre criança e comida, crianças que gostam de comer tomates. Vamos ler?
Hoje vamos falar sobre aprender a degustar diferentes comidas. Nao dá para dizer que sabor cada comida tem se somente olhar, devemos experimentar cada uma, voce saberá se come-las. Alguem pode me dizer o nome de uma comida que olhando achou que nao iria gostar de comer ate a hora em que experimentou?
Comece a leitura do livro e com muita expressao facial! e a cada demonstração do alimento segure na mão a comida de feltro ou o fantoche.
-----------------------------------------------------------------------------------
Explorando a atividade:
Qual o nome da comida que por exemplo a criança do livro Lola nao quis saborear? Ela gostou? etc
Compartilhando com os pais:
Esse momento é para o professor compartilhar com os pais sobre nutrição, ja que as crianças estão a fazer outra atividade sobre a leitura. Voce deve ouvir mais que falar e estar atenta as perguntas dos pais.
Por exemplo: como voce se sente quando seu filho nao quer experimentar um novo alimento?
Dicas: ofereça o alimento em pequenas porções e ofereça um alimento novo de cada vez
deixe a criança ter a liberdade de escolha dos alimentos, por exemplo..hoje vamos ter brocolis, vagem e beterraba, escolha um deles.
encorage seu filho na preparação dos alimentos usando criatividade.
nao os obriguem a comer de maneira alguma.
prepare a comida bem colorida e divertida no prato.
e o mais importante é estarem sempre lendo para seus filhos assim os filhos aprenderam a ler junto com eles.
os pais poderam se juntar aos filhos na atividade da classe e ao final pergunte aos pais para oferecer uma dica em que irão preparar em casa para seus filhos.
-------------------------------------------------------------------------------
Atividade:
Dar nome a comida: com a comida de feltro no bolso do seu avental, escolha uma e mostre a classe. Cada criança deverá mencionar o nome correto de cada alimento e pergunte o sabor de cada alimento caso ja tenham experimentado.
Pegue um papel de prato branco ( um inteiro e outro corte a metade) com uma cartolina façam desehar uma folhinha para ser o galhinho do tomate. As crianças deverão colorir o pratinho todo e a metade de vermelho, afinal será nosso tomatinho! Os pais poderão grampear cada lado do prato que ficará a metade na frente com um bolsinho, grampear as bordinhas. Atras do prato escrevam a letra maiuscula T de tomate e pronuncie o som e que a letra da palavra tomate começa com t.
A criança se houver tempo na sala, poderá desenhar um alimento e recortar e guardar no bolsinho do tomate. Se não houver tempo façam em casa. Peça para os pais pendurar na geladeira.
-----------------------------------------------------------------------------------
Hora do rango:
Professor com a lição ja planejada leva para a sala de aula alguns alimentos para que os pais e crianças saboreiem. A criança deverá desenhar o alimento que mais gostou e os guardar no bolsinho do tomate. Nao esqueçam de lavar as maos antes de comer!
---------------------------------------------------------------------------------
Espero que tenham gostado da lição acima! bjux...Karen...xoxoxo
---------------------------------------------------------------------------
Outra dica:
Coloque no chão da sala de aula um desenho enorme de prato, o suficiente para caber cada membro da sala de aula. Se nao houver espaço ofereça comida de feltro para cada criança segurar na mao.
Explique o nome de cada alimento para qual a criança segura na mao. Um minuto para cada criança encontrar a sessao correta. Divida com as marcas de proteinas e derivados, etc.
A criança segurando o tomate deverá ir para a sessao de frutas e vegetais, etc
A criança que errar volta para o fim da fila ate acertar. Gostou?
------------------------------------------------------------------------------------
10 razões porque seu fiho deve aprender a cozinhar.
aprender a cozinhar ajuda a seu filho a aprender sobre nutrição, saude alimentar.
levanta a autoestima, aprende algo do começo ao fim.
uniao familiar, compartilhando momento de mae e filho, pai e filho.
crianças que preparam a comida com pais tendem a comer mais sua propria comida.
aprendem sobre ciencia, linguagem, matematica e criatividade..olha quanta coisa!
independencia.
aprendem a importancia de compartilhar.
trabalhando com time, grupo.
cozinhar ajudam a fazer escolhas, planejamento.
ajuda a praticar a imaginação e criatividade.
Ah, que tal montar com o seu filho um caderno de receitas?
olha quanta coisa voce pode fazer com o seu filhão!!! comece ja´!!!
Karen
xoxoxoxxo
-------------------------------------------------------------
Desejo a voces um toque de carinho, uma pitada de originalidade e uma xicara de muito entusiasmo!!!!!!!!!
Veja ouitras opções de comida de feltro:
http://chiquitosarteefeltro.blogspot.com.br/search/label/comida%20de%20feltro
0 comentários:
Postar um comentário